sábado, 22 de novembro de 2008

Quinze famílias recebem casa do projeto Pró-Moradia

Já são aproximadamente 600 famílias beneficiadas pelas Obras Sociais Pró-Moradia, idealizado pelo holandês e padre Thiago Prins. Ele que veio para o Brasil em 1962 onde passou por cidades como Muriaé, Juiz de Fora e Rio de Janeiro, em 1991 retornou para os muriaeenses onde criou o projeto “Mutirão de casas populares” junto com um grupo de voluntários.

Com o objetivo de dar acesso a casa própria à famílias de baixa renda e com filhos pequenos, no ultimo dia 15, durante missa em ação de graças, Pe. Thiago entregou mais 15 casas para moradores do bairro Santa Terezinha, Gaspar e União. De acordo com Prins as famílias selecionadas concluíram as obras após cinco meses de trabalho intenso nos dias de sábado e domingo. “É um trabalho em equipe”, define.

O projeto que visa também erradicar entre outros, a evasão escolar, assaltos e tráfico de drogas, têm cobrado das famílias a obrigação de que as crianças não deixem de ir a escola. “Criança tem que estar na escola”, defende. Segundo o idealizador do projeto a família pode perder o direito de morar na casa oferecida se descumprir o contrato de comodato, apenas depois de 10 anos morando no local que a escritura é entregue para a família.

Nesses 16 anos do projeto Pró-Moradia todas famílias de baixa renda se deslocam para o espaço loteado nos bairros Marambaia, Vale Verde e São Joaquim. Pe. Thiago declara que uma de suas maiores conquistas é a construção da Escola e Creche Municipal construída próxima as casas dos projetos. Hoje aproximadamente 1200 crianças já têm um futuro de melhor qualidade ao terem uma casa própria. “É o direito de moradia digno”, finaliza.


Nenhum comentário: